Reflexões sobre as práticas

segunda-feira, 6 de julho de 2015


O jogo de amarelinha

É uma atividade simples, porém com um alcance surpreendente! 

Problematização

Em meados de março de 2015 percebi que a turminha tinha dificuldade com a identificação das letras iniciais dos nomes (próprio e de colegas), elaboração e respeito às regras previamente estabelecidas no grupo, sentimento de cooperação e motivação aos que tem mais dificuldade.

Assim elaborei a seguinte atividade:

Objetivos

Elaborar coletivamente as regras para o jogo.
Aplicar as regras e reconhecer as próprias dificuldades.
Valorizar a própria tentativa e a dos colegas.
Realizar movimentos básicos como arremessar pedrinhas, saltar e equilibra-se.

Tempo estimado

Para conversar sobre as regras: 30 minutos.
Para ensinar as jogadas: 2 aulas (para que uma média de 30 alunos possam experimentar)
Para praticar: quantas vezes desejar.


Material necessário:

Ambiente amplo, distante de outras salas de aula, pois as crianças se empolgam na torcida. Giz ou tijolos para riscar o chão, que de preferencia deve ser plano.

Desenvolvimento: 

Antes de começar a jogar, fazer uma rodinha de conversa para verificar quem sabe como é que se joga, o porquê são necessárias as regrinhas e como me sinto quando ganho, perco, erro, ou vejo alguém na mesma situação. Elencar com as crianças a conduta ética e respeitosa, mesmo sendo apenas uma brincadeira de criança.

1ª ETAPA 
Como se trata de turminha de alfabetização, montar um cartaz, sendo a professora a escriba,  com as regras ditadas pelas crianças.

2ª ETAPA 

Riscar no chão a amarelinha no formato de caracol.  O jogo do caracol é um grande desafio para o equilíbrio corporal e a concentração no desenvolvimento da tarefa. Esse é um jogo que envolve conhecimento de linguagem escrita, já que no final do trajeto a criança que não pisar na linha e nem pisar os dois pés no chão, precisará registrar sua inicial para reservar sua "casa". Nas próximas rodadas os demais participantes não poderão pisar na "casa" do adversário, necessitando reconhecer de quem é a inicial registrada. Ganha que conseguir maior número de casas.

Produto final  Competição de amarelinha, marcas de adição de quantas iniciais cada criança registrou, etc.

Avaliação 
Volte seu olhar para os aspectos relacionados com a inclusão de todos os jogadores na vivência das atividades e, ainda, com a experimentação de todas as funções existentes dentro dos jogos propostos.

Como esses jogos são atividades de performance individual dentro de uma dinâmica coletiva, faça suas observações quanto ao desempenho e o entendimento de regras dos jogadores individualmente, não sendo necessário que a dinâmica do grupo todo seja interrompida para que alguma orientação individual seja feita. 

(fragmento retirado de:http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/amarelinhas em 06/07/2015 as 10:49am)


Minha reflexão: 

Percebi que a turma exercitou o lado da paciência, da perseverança e do companheirismo.
Ainda temos o hábito de fazermos esta atividade 1 vez por semana, quando finalizamos os conteúdos programados. 
As crianças pedem para brincarem de amarelinha.
Se organizam em times e gritam "não desiste... não desiste" para os colegas que tem mais dificuldades para os movimentos e equilíbrio.
As crianças precisam ser apresentadas para essas brincadeiras, que pelo óbvio já deveriam saber. Espantei-me ao saber que a maioria nunca havia brincado de amarelinha.
E com vocês? Também é assim? Deixe nos comentários suas expectativas, vivências, frustrações e vamos colaborando para desafiar nossas crianças a conhecer o mundo delas! 

Imagens: arquivo pessoal




sites de consulta sobre o tema amarelinha 
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/amarelinhas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22768

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