Realizei algumas alterações no projeto original, adaptando para a realidade da nossa turma de alfabetização.
Objetivos
Criar uma horta e cuidar dela.
Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
Valorizar o meio ambiente.
Tempo estimado
Depende do que será plantado.
Material necessário Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, palitos de churrasco.
DesenvolvimentoAntes de começar, verifique a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.
1ª ETAPA
Problematização em sala: Perguntar quem conhece uma horta e para que serve?
Quem tem plantas medicinais em casa?
Quem tem o hábito de tomar chá quando está passando mal?
Pesquisar com familiares sobre vegetais, frutas e ervas medicinais que são utilizados constantemente no lar, para ampliar as possibilidades de plantio.
Conte que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água.
2ª ETAPA
Apresentar no data show imagens de vegetais, frutas, legumes para identificar as diferença entre eles.
Apresentar a diferença entre pomar, horta e jardim com o vídeo disponível no youtube https://www.youtube.com/watch?
Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas e pedir para que façam pesquisa on line de receitas (vamos montar um livro de receitas saudáveis e depois publicar no blog da escola);
3ª ETAPA
Aqui a horta começa realmente. Faça uma placa com o nome da criança, a data e uma foto da planta de que ela vai cuidar. Proteja o papel com plástico para não molhá-lo quando a horta for regada. Depois cole as fichas em palitos de churrasco e entregue-as à turma. Num canto ensolarado, proponha às crianças que revolvam a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografar para que todos comparem essa etapa com as outras.
4ª ETAPA
A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar. Fotografar para que todos comparem essa etapa com as outras.
5ª ETAPA
Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas. Exibição e publicação no blog.
6ª ETAPA
Hora da colheita. Na cozinha, as crianças podem lavar as plantas e realizar as receitas previstas.
Produto final Horta.
Avaliação
Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com sua planta.
Consultoria
Rosângela Veliago, assessora de Educação Infantil em São Paulo; Marlúcia Dias Mendes, diretora, e Camila de Mattos Afonso, professora, ambas da Creche Municipal Doraci Dália Granito, em Teresópolis, RJ.
colaboradoras: Irismar Alencar.
Luzia Alves.
Léia Lima.
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