Reflexões sobre as práticas

terça-feira, 16 de junho de 2015

Busquei no site da revista Nova Escola informações para compor um projeto sobre a Horta na escola e passei a seguir esses parâmetros.
Realizei algumas alterações no projeto original, adaptando para a realidade da nossa turma de alfabetização.
 
Objetivos
Criar uma horta e cuidar dela.
Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
Valorizar o meio ambiente.

Tempo estimado
Depende do que será plantado.


Material necessário Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, palitos de churrasco.

DesenvolvimentoAntes de começar, verifique a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.

1ª ETAPA
Problematização em sala: Perguntar quem conhece uma horta e  para que serve?
Quem tem plantas medicinais em casa?
Quem tem o hábito de tomar chá quando está passando mal?
Pesquisar com familiares sobre vegetais, frutas e ervas medicinais que são utilizados constantemente no lar, para ampliar as possibilidades de plantio.

Conte que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água.

2ª ETAPA
Apresentar no data show imagens de vegetais, frutas, legumes para identificar as diferença entre eles.
Apresentar a diferença entre pomar, horta e jardim com o   vídeo disponível no youtube https://www.youtube.com/watch?v=IABwrnPUiPQ  música pomar - palavra cantada.
Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas e pedir para que façam pesquisa on line de receitas (vamos montar um livro de receitas saudáveis e depois publicar no blog da escola);


3ª ETAPA
Aqui a horta começa realmente. Faça uma placa com o nome da criança, a data e uma foto da planta de que ela vai cuidar. Proteja o papel com plástico para não molhá-lo quando a horta for regada. Depois cole as fichas em palitos de churrasco e entregue-as à turma. Num canto ensolarado, proponha às crianças que revolvam a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografar para que todos comparem essa etapa com as outras.

4ª ETAPA
A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar. Fotografar para que todos comparem essa etapa com as outras.

5ª ETAPA
Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas. Exibição e publicação no blog.

6ª ETAPA
Hora da colheita. Na cozinha, as crianças podem lavar as plantas e realizar as receitas previstas.

Produto final Horta.

Avaliação
Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com sua planta.

Consultoria
Rosângela Veliago, assessora de Educação Infantil em São Paulo; Marlúcia Dias Mendes, diretora, e Camila de Mattos Afonso, professora, ambas da Creche Municipal Doraci Dália Granito, em Teresópolis, RJ. 


colaboradoras: Irismar Alencar.
Luzia Alves.
Léia Lima. 

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